Boox

Buscapé

Mundi

Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços

sábado, 7 de maio de 2011

Como escolher a tão sonhada PROFISSÃO.

Galera, esse é um assunto em que eu me encaixo muito, acredito que muitas pessoas também. A tal da dúvida de que profissão seguir, li essa matéria q pode nos ajudar um pouco, vou postar pra vcs e no fim comentarei. Leiam direitinho, espero ter ajudado alguém hihihi.






Foto: Getty Images

Escolha difícil

Os adolescentes, ao concluir o Ensino Médio, passam por um momento de muita ansiedade. Afinal, não é simples optar por uma profissão que, teoricamente, será para a vida toda.

Para os pais, a pressão também é grande. É preciso se informar, conversar com os adolescentes e orientá-los quanto ao futuro. Isso sem falar nas preocupações com o preço das mensalidades e a necessidade de conciliar a faculdade e o trabalho.

A psicóloga Maria Célia Lassance, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responde algumas perguntas que fazem diferença na hora de tomar uma decisão tão importante.

Do que eu gosto?

Quais são suas atividades favoritas? Saiba responder a esta pergunta. Trabalhar é resolver problemas. Por isso, é preciso saber que tipo de problemas gosta de resolver: ajudar as pessoas, fazer cálculos, cuidar de animais etc.

Como sei do que gosto?

Quando é fácil aprender sobre o assunto. A primeira notícia que você lê quando abre uma revista, por exemplo, indica seus assuntos de interesse. Você gosta de conversar sobre algum tema específico?

Como escolher sem me frustrar?

É preciso estar aberto a mudanças. Escolher contabilidade porque gosta de matemática é muito limitado. O segredo é estar bem informado, ler muito e conversar com pessoas que exerçam a profissão pela qual se interessa.

É melhor optar por um curso de dois ou de quatro anos?

Os cursos de dois anos são indicados a quem tem pressa em adquirir um diploma para competir no mercado de trabalho. Além disso, prestações a menos podem significar a permanência no curso. Afinal, muita gente acaba trancando a matrícula por falta de grana. Mas é preciso conferir se o curso curto dá a formação desejada. Uma boa fonte de informação é o Guia do Estudante.

Aula pela internet Vale a pena?

É preciso ser organizado para se adaptar à rotina da educação à distância. O problema desse tipo de curso é que não há muito contato social, ideal para arranjar emprego depois. Converse com algum aluno para saber como é.

Trabalho ou estudo?

Quem faz faculdade e trabalha precisa se organizar e separar um tempo para os estudos. Afinal, não basta assistir às aulas: é preciso fazer leituras e relatórios em casa. Se o curso for integral, fica difícil trabalhar.

Saber inglês é mesmo importante em todas as profissões?

Depende. Para carreiras acadêmicas (engenharia, psicologia, publicidade etc.), o conhecimento do idioma pode determinar o progresso na profissão. Já para quem faz curso técnico (culinária, enfermagem, manicure) o inglês pode não fazer tanta falta.


Eu juro que com todas essas perguntas eu ainda tenho duvidas, eh bem complicado pra mim, pq eu gosto de matemática, como foi falado ai em cima, eu cheguei a fazer alguns meses de ciências contábeis, e me enganei muito, pensava q só era contas, e não nada disso, ai não gostei e sai. Mas eu pretendo voltar e dessa vez ir fundo, mesmo passando por essas matérias desagradáveis hehehe.
Essas perguntas são boas para refletirmos... perdi tempo e dinheiro o bom é q n foram muitos meses, mas como disse, pretendo voltar, pq de todas é a q eu me encaixo melhor, e o mercado de trabalho é amplo, essa questão tbm pesa muito.. pelo menos para mim. 
Abraços e até a próxima postagem :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário